sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Personalidade criminosa


A sociedade, a justiça penal, carecem de noções mais precisas corroborando ou contestando da forma mais clara possível, a ideia de Traços de Personalidade ou de uma Personalidade Criminosa uma personalidade propensa ao crime e ao delito sempre foi uma preocupação de muitos autores da sociologia, psiquiatria e antropologia. Alguns identificam nessas pessoas naturalmente más, portadores de Transtorno Anti-Social da Personalidade, ou Sociopatas, ou Psicopatas e coisas assim.


As pessoas com transtorno da Personalidade Anti-Social não se conformam às normas legais, desrespeitam os direitos ou sentimentos alheios, enganam ou manipulam os outros a fim de obter vantagens pessoais, mentem repetidamente, ludibriam e fingem. Esses indivíduos costumam ainda ser irritáveis ou agressivos.


O reconhecimento da existência de uma personalidade em estado perigoso, fez com que a sociedade não se preocupasse mais, e exclusivamente, com a gravidade do acto criminoso mas, com a problemática da natureza do criminosos.


Lombroso distinguiu cinco tipos de personalidade criminosa:
Ø Criminoso Nato – portador de um património genético causador da sua criminalidade. Este criminoso é o “Homem Selvagem”, uma espécie de sub-tipo humano, um ser degenerado

Ø Criminoso Louco ou Alienado – portador de uma perturbação mental associada ao comportamento desviante, considerado como um louco moral

Ø Criminoso Profissional – não possui bases biológicas inatas mas torna-se criminoso por forças e pressões do seu meio. Começa por um crime simples e ocasional e pode reincidir

Ø Criminoso Primário – comete um ou outro crime por força de um conjunto de factores circunstanciais do meio, mas não tende para a reincidência

Ø Criminoso por Paixão – vítima de um humor exaltado, de uma sensibilidade exagerada, nervoso, explosivo e inconsequente, a quem a contrariedade dos sentimentos leva a cometer estes actos, impulsivos e violentos, como solução para as suas crises emocionais.

Aconselhamos-te a ficares atento! Mais vale prevenir que remediar!

6 comentários:

  1. adorei os vossos textos...estou fascinadoo!!!!

    ResponderEliminar
  2. lol

    antes de mais nada obrigada pelo conselho. esses moços sao perigosos... xD

    os criminosos mais fixes sao os que tem disturbios mentais. os motivos para as matanças partem tudo...

    xD

    ResponderEliminar
  3. gostei do que li meninos! Obrigado pelo alerta, e cuidado voçes também, a vida não é um brinquedo há que saber aproveitá-la bem!gostei particularmente dos moços que usam calças a ver-se os slips ah! ah!

    ResponderEliminar
  4. ohhh baldas su tenho k concordar com tu pk disturbios sao do melhor!!Ms tb tenho de referir k a sociedade em k estamos enfiados n ajuda nd!!

    Blogg cool.................by:RACHEL "A BALDAS"

    ResponderEliminar
  5. otima matéria!

    adorei, mas realmente a vida naum éh

    brincadeira!

    ResponderEliminar
  6. muito interessante!

    adorei a matéria ... mas realmente a vida naum
    éh brincadeira!

    ResponderEliminar

cometem amigos!...prometemos surprender.vos
pois isto nao é apenas mais um trabalho mas antes uma diversao..uma forma de conhecimento do crime...queremos aprender com voces!..obrigado a todos os que nos comentam, fiquem bem e cuidado com akeles moços que usam as calças a verem.se os slips ;)